O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS APS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) contribui para a gestão da atenção básica por quinze anos (de 1998 a 2013) mas, por necessidade de atender aos novos conceitos tecnológicos de integração e interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde e impossibilidade tecnológica de desenvolver o SIAB o Ministério da Saúde optou por desenvolver um novo sistema 1 . A substituição do SIAB pela estratégia e-SUS fez parte do compromisso de reestruturação, assumido pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de melhorar a qualidade da informação em saúde e de otimizar o uso dessas informações pelos gestores, profissionais de saúde e cidadãos 2.

O Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) é o sistema que substitui totalmente o SIAB, sendo assim o sistema de informação nacional. O e-SUS AB instrumentaliza a coleta de dados ao oferecer dois sistemas de software ( Coleta de Dados Simplificada e Prontuário Eletrônico do Cidadão ) que podem operar tanto em unidades básicas de saúde (UBS) que não possuem computador quanto em UBS que dispõem de computador nos consultórios e salas de atendimento.

O e-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família (DESF) para reestruturar as informações da Atenção Básica (AB) em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

A Estratégia e-SUS AB faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema ùnico de Saúde (SUS) em busca de um SUS eletrônico (e-SUS) e tem como objetivo concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoie os municípios e os serviços de saúde na gestão efetiva da AB e na qualificação do cuidado dos usuários.

CDS

O sistema com CDS é um dos componentes que faz parte da estratégia da e-SUS AB, adequada para UBS (Unidade Básica de Saúde) que encontram-se em um cenário de não informatização. O CDS tem como objetivo ser uma estratégia para o preenchimento de fichas que coletam dados de cadastros, visitas domiciliares, atendimentos e atividades desenvolvidas pelas equipes de AB.

Fichas que compoem o CDS
  • Cadastro individual
  • Cadastro Domiciliar
  • Ficha de Atendimento Individual
  • Ficha de Procedimentos
  • Ficha de Atendimento Odontológico Individual
  • Ficha de Atividade Coletiva
  • Ficha de Vacinação (nova)
  • Ficha de Visita Domiciliar
  • Marcadores de Consumo Alimentar
  • Ficha Complementar
  • Ficha de Avaliação de Elegibilidade
  • Ficha de Atenção Domiciliar

PEC

O Sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), necessita de altenticação para o seu acesso. O mesmo possui funcionalidades expecíficas para cada tipo de usuário, que são eles: o administrador, sendo este o responsavel por configurar todo o sistema na UBS e ao mesmo é habilitado o módulo Administração; e o profissional. O sistema PEC tem como principal objetivo apoiar o processo de informatização das UBS.

Funcionalidades presentes no módulo Administração
  • Unidades de Saúde
  • Profissional
  • CBO
  • Perfil
  • Importar Cidadão
  • Importar CNES
  • Transmissão de Dados
  • Configurações
  • Auditoria