Cidadão
ATUALIZAÇÃO: o cadastro realizado, utilizando o módulo ?Cidadão?, a partir da versão 3.2.20, é enviado para a base nacional do SISAB, e portanto, será contabilizado no cadastro do território.

Busca pelo Cidadão

Após clicar no botão ?Cidadão? será solicitado que o profissional realize a busca utilizando o número de algum dos seguintes documentos válidos. Caso a busca tenha êxito, será mostrado um cartão contendo as informações do cidadão como nome, data de nascimento, número do CNS, sexo e nome da mãe.

  • Número do CNS do cidadão
  • Número di CPF; ou
  • Número NIS/PIS/PASEP

Busca na base nacional (CADSUS)

Ao fazer uma busca pelo cidadão, caso o cidadão não esteja disponível na primeira busca realizada na base local, será realizada automaticamente uma busca on-line na base nacional do CADSUS, para isso o servidor do Sistema e-SUS AB deve estar conectado a uma rede de Internet, ou seja, o sistema precisa ter conectividade com a Internet para acessar o barramento do CADSUS. O resultado será exibido indicando que o resultado foi buscado na ?Base nacional?.

É possível que a consulta à base nacional seja desativada pelo administrador do sistema, na instalação local. Neste caso o sistema apresentará a seguinte mensagem:

Não é possivel buscar na base nacional pois a sincronização com o CADSUS está DESABILITADA. Para mais informações entre em contato com o administrador de sua UBS.

Busca ampliada na base nacional (CADSUS)

Se a busca for realizada com parâmetros demográficos (busca avançada), o sistema não realizará uma busca automática na base nacional se a consulta retornar registros da base local. Portanto ao final da lista de resultados será mostrada a mensagem ?Deseja ampliar a pesquisa com resultados da base nacional?. Em caso afirmativo, clique no botão "Sim, desejo pesquisar";

Adicionar cidadão na base local

Para que seja possível realizar qualquer ação (ageda, registro de atendimento, ontre outros) sobre o cidadão, o mesmo procisa estar disponivel a base de daos local. Existem três formas de adicionar um cidadão à base local:

  • A partir da base nacional;
  • Integração com o Cadastro de Atendimento Básica (via CDS ou aplicativo e-SUS AB Território)
  • Direto na base local(Novo cidadão).

Adicionar cidadão a partir da base nacional

Após o processo de busca, para adicionar um novo cidadão na base local a partir da base nacional, o profissional deverá selecionar o cidadão na lista de resultados por meio da opção

O sistema exibirá a tela de adicionar cidadão com todos os dados disponíveis na base nacional.

Verifique os dados e identifique atualizações necessárias, e para finalizar clique em ?Salvar?. Caso não haja nenhum problema na validação dos dados o sistema gravará as alterações realizadas.

Adicionar cidadão por meio do Cadastro da Atenção Básica

Visando uma maior integração das ações dos ACS no cadastro do território, todo cidadão cadastrado, por meio das fichas de cadastro da atenção básica (cadastro individual e cadastro domiciliar e territorial) é automaticamente importado para o módulo Cidadão do PEC, após finalizado o processo de digitação (módulo CDS), processamento e envio das fichas. De forma similar, ocorre a integração com os dados recebidos no Sistema PEC pelo transmissor de dados.

ATENÇÃO: o cidadão só será importado para o módulo cidadão após processamento das fichas na transmissão de dados. O processamento das fichas é automático, entretanto o servidor do sistema deve ficar ligado, conectado à internet, durante a noite (0h às 6h).

Adicionar um Novo Cidadão

Após realizar a busca, utilizando os métodos mostrados anteriormente, onde o cidadão não foi localizado, será necessário incluir um novo cidadão na base. Para cadastrar um novo cidadão, basta clicar no botão ?Novo Cidadão?.

A página de cadastro do cidadão será exibida com todos os campos a serem preenchidos. Após finalizar o preenchimento do formulário basta clicar no botão ?Salvar? e o cadastro será processado automaticamente, ver seção 4.4 para mais detalhes de preenchimento do formulário.

Adicionar ou alterar cidadão na base nacional

Caso haja conectividade e acesso à base nacional do CADSUS, ao realizar qualquer alteração no cadastro, o sistema mostrará a mensagem de confirmação da alteração dos dados do cidadão.

Ao adicionar um novo cidadão, após o preenchimento do formulário, caso haja sucesso nesse processo, será mostrada a confirmação da geração do cadastro, assim como o número do CNS do cidadão que foi criado.

Caso haja algum problema de conectividade ou indisponibilidade do serviço na base nacional do CADSUS, o cadastro será salvo na base local, porém não será criado na base nacional. Este processo pode ser refeito até este cadastro ser aceito pela base nacional, resultando na criação do número do CNS para este cidadão.

Caso não seja possível realizar a atualização na base nacional, por algum motivo, será mostrado um aviso confirmando a atualização apenas na base local.

Preenchimenot do formulário de cadastro

O cadastro no módulo Cidadão é um cadastro simplificado que estende e integra os dados do cadastro do CADSUS ao Sistema e-SUS AB, por meio do número do CNS do cidadão, visando garantir um mínimo de informações sobre o cidadão que está sendo atendido pela equipe de AB.

NOTA: é importante realizar o cadastro completo dos cidadãos, realizado principalmente pelos agentes de saúde, utilizando as fichas do CDS ou o aplicativo e-SUS AB Território.

Este cadastrado é formado por quatro blocos de informações:

  • Dados gerais
  • Localizzação
  • Contatos
  • Informações complementares
Duplicidade no cadastro (inativar cidadão)

Em um sistema hierárquico com múltiplas origens de informação, a situação de duplicidade no cadastro do cidadão pode ocorrer. Para resolver essa situação o sistema oferece duas opções:

ATENÇÃo: a exclusão do cidadão só é possível quando não há nenhum registro de atendimento vinculado ao cadastro. Além disso, não poderão ter os cadastros excluídos aqueles cidadãos que foram vinculados a família, dentro do cadastro de território, feitos por meio das fichas de CDS ou pelo Aplicativo e-SUS AB território .
DICA: ao resolver uma situação de duplicidade do cadastro é necessário que o profissional esteja atento aos possíveis registros vinculados ao cidadão, de forma a não trazer ou minimizar o prejuízo no cuidado longitudinal ao cidadão.

Para realizar a inativação do cadastro siga os passos:

  • Clique na opção inativar cidadão;
  • O sistema solicitará uma justificativa. campo obrigatório;
  • Preencha a justificativa e clique no botão salvar para concluir.
  • Caso seja necessário reativar o cadastro do cidadão utilize a opção Reativar Cidadão.

Agendamentos

Na opção agendamentos é possível visualizar a lista de vezes que o cidadão foi incluído na agenda da UBS, indicando data e hora do seu agendamento, nome do profissional, CBO e observações. Cada item é apresentado com uma indicação da situação do agendamento (Agendado, Não compareceu, Não aguardou e Atendimento realizado). Cada uma das situações possui uma cor que a representa: Agendado - azul; Atendimento realizado - Azul de tom escuro; Não compareceu, Não aguardou - cinza;

Caso o profissional deseje visualizar o prontuário por meio do módulo Cidadão é obrigatório o registro de uma justificativa para o acesso a estas informações clínicas fora do momento do atendimento ou na ausência do cidadão na UBS. Esta justificativa fica gravada no banco de dados para uso posterior, no caso de auditoria em relação ao sigilo dos dados clínicos sensíveis do cidadão, garantindo assim a sua privacidade e segurança. Para mais informações sobre o prontuário,

Agenda

O módulo de Agenda é usado para organizar a agenda dos profissionais das unidades básicas de saúde (UBS), e será a principal ferramenta utilizada pelos profissionais das recepções das UBS.

Este módulo está disponível para as equipes de Atenção Básica que utilizam o PEC do eSUS AB, a partir da versão 3.1, e foi pensando levando em consideração avanços tecnológicos e no aumento de acesso constante da população a aparelhos de smartphones, dessa forma tendo acesso a aplicações mobile.

O Agendamento Online consiste na disponibilização de horários da agenda dos profissionais da AB para esse tipo de agendamento, entendendo que esta não deve ser a forma principal ou preferencial de agendamento nas equipes, sendo assim, a equipe deve definir quais serão os horários disponíveis para esse tipo de agendamento, considerando os agendamentos para cuidado continuado e outros tipos de agendamento a serem realizados diretamente na Unidade de Saúde ou para consultas de retorno.

Para uso desta funcionalidade, é necessário que a UBS tenha boa conectividade com a internet, pois utiliza-se um servidor nacional para troca de informação entre a UBS e os cidadãos que utilizam o aplicativo ?Meu digiSUS?.

ATENÇÃO: A funcionalidade de agendamento de consulta na Atenção Básica por meio do aplicativo ?Meu digiSUS? está disponível apenas para usuários que fazem parte do território de equipes de atenção básica. Para tanto é necessário que o cidadão esteja cadastrado no território da equipe através dos cadastros individual e domiciliar.
NOTA: A mudança de configuração da agenda pode ser realizada a qualquer momento, porém não altera os horários agendados previamente.
DICA: Antes de realizar a configuração da Agenda Online realize uma conversa prévia com toda a equipe, para pactuação de estratégia de abertura desse formato de agendamento, a disponibilização de horários pode ser gradual. Atente-se para informar a população sobre esse possibilidade de agendamento.

Para começar a utilizá-la, é necessário configurar com informações referentes ao horário de trabalho dos profissionais. Quando o profissional apresenta apenas um vínculo no CNES, a agenda virá com uma formatação-padrão de atendimentos (dias e horário de trabalho) que pode ser alterada. A configuração da agenda está disponível unicamente para os profissionais com perfil de coordenação.

NOTA: antes de utilizar a agenda, é necessário que o coordenador verifique a agenda dos profissionais, caso esta não esteja disponível.

Para visualizar os horários de outros períodos, basta clicar nos links (1) ?1° período?, "2° período", ?3°período? ou ?4° período?, (conforme configuração realizada pelo administrador da instalação) localizados acima da lista de horários , em destaque, o período selecionado na agenda. Caso Precise visualizar os horários de outro dia do mês, basta clicar no calendário no dia desejado.

Agendar uma Consulta

Para o agendamento de uma consulta, será necessário seguir os seguintes passos:

  • Passo 1 - Selecione o "Profissional" ao qual deseja agendar a consulta.
  • Passo 2 - Selecione a data de agendamento. É possivel trocar o mês, clicando nas setas
  • Passo 3 - Clique no harário que deseja realizar o agendamento.
  • Passo 4 - Para selecionar o tipo de agendamento, clique em uma das opções "Consulta" ou "Reserva".
  • Passo 5 - Realize a busca do cidadão pelo nome, CNS ou data de nascimento.
  • Passo 6 - Selecione o cidadão (o mesmo só lhe será mostrado caso já exista cadastro).
    Se o cidadão não estiver cadastrado, clique no ícone ?Cadastrar novo cidadão? e preencha com os dados solicitados;
    Caso necessário, é possível usar o campo ?Observações? para fazer alguma anotação prévia sobre a consulta;
  • Passo 7 - Clique em "Salvar". O nome do cidadão será incluído na agenda com a legenda "Agendado".
NOTA: Quando a funcionalidade do Agendamento Online está ativada, todo agendamento salvo no módulo de Agenda do PEC é enviado para o servidor de agendamento online, que dispara uma notificação ?push? com informações relacionadas a este agendamento para o aplicativo ?Meu digiSUS?. Neste caso, como o agendamento foi realizado presencialmente na UBS, não há restrição em relação ao cidadão pertencer ao território de referência da equipe de atenção básica.

A partir do agendamento, o sistema oferece algumas opções para fazer o controle do agendamento:

  • ?Adicionar cidadão na lista de atendimentos? .
  • Informar falta do cidadão? .
  • ?Cancelar agendamento? .
  • Visualizar agendamento e dados do cidadão (clicando sobre o nome do cidadão)

Além dessas funcionalidades ainda é possível, pesquisar os agendamentos por cidadão e a função ?Visualizar prontuário? . Quando necessária esta visualização está disponível para os profissionais de saúde

Para os horários configurados para agendamento online, não é possível realizar outra forma de agendamento, a opção possível é apenas de reserva da agenda pelos seguintes motivos: atendimento externo, atividade coletiva, reunião ou outro.
Cancelar agendamento

Para cancelar um agendamento, clique no ícone ?Cancelar agendamento? .

Para efetivar o cancelamento, será necessário preencher uma justificativa. para concluir clique em "Salvar".

Após o cancelamento do agendamento, a visualização do agendamento será apresentada.

NOTA: caso o horário marcado já tenha passado, não será possível excluir o agendamento. Para estes casos, utilize a opção ?informar falta do cidadão?, clicando sobre o ícone .

Informar que o Cidadão faltou

Para informar a falta de um cidadão, clique no ícone ?Clique para informar que o cidadão faltou? . Ele não poderá ser atendido e ficará com registro de falta no atendimento. O nome do cidadão será visualizado na agenda com a legenda ?Não compareceu?.Esse procedimento pode ser revertido somente no dia do atendimento ao clicar no ícone ?Cidadão faltou?. Em seguida, clique para indicar que o cidadão chegou? .

Visualizar prontuário

Para visualizar o prontuário do cidadão, clique no ícone . Caso o profissional deseje visualizar o prontuário direto na agenda, é obrigatório o registro de uma justificativa para o acesso a estas informações clínicas fora do atendimento presencial, ou seja, na ausência do cidadão no momento da consulta. Esta justificativa fica gravada no banco de dados para posterior uso, no caso de auditoria, em relação ao sigilo dos dados clínicos sensíveis do cidadão, garantindo assim a sua privacidade e segurança.

Reservar horários na agenda do profissional

Esta funcionalidade é utilizada para reserva da agenda do profissional quando este não estiver disponível para realizar consultas. Os motivos de reserva da agenda são: atendimento externo, atividade coletiva, reunião e outro.

DICA: a reserva da agenda é indicada apenas para atividades de pequena duração e dentro do mesmo turno. Caso haja necessidade de bloqueio de um período maior da agenda do profissional, por exemplo, por motivo de férias ou licença médica, deve ser usada a opção de fechamento da agenda com o perfil de coordenação,

Siga os passos a seguir para fazer uma reserva de horário na agenda.

  • No módulo da agenda, clique no horário que deseja reserver;
  • clique na opção "Reserva";
  • Defina o horário inicial, que corresponde à hora de início da atividade que ocasionou a reserva da agenda e defina o horário final da reserva ;
  • Escolha o motivo da reserva da agenda (atendimento externo, atividade coletiva, reunião ou outro)
    Caso seja selecionada a opção outro (motivo) use o campo ?Especifique? para detalhar o motivo;
  • Salve para concluir.

É possível realizar a impressão da agenda dos profissionais individualmente, para um determinado dia da agenda. Para isto basta selecionar a data do dia desejado, por meio do calendário, e clicar no botão ?imprimir?.

A impressão apresenta, além da identificação do profissional, a lista de agendamentos com o horário, e os dados de identificação dos cidadãos agendados. Também apresenta as informações em relação a reserva de agenda para atividades previstas.

Atendimento

Adicionar um Novo Atendimento à Lista

Além dos atendimentos agendados para os profissionais da unidade de saúde, é possível a inclusão no sistema dos cidadãos, que procuram o serviço de saúde por demanda espontânea. Para mais informações sobre demanda espontânea, ver CAB 28 ? Acolhimento à Demanda Espontânea ? Volume I.

Adicionar cidadão em demanda espontânea

Siga os seguintes passos para adicionar um cidadão á lista de atendimento por demanda espontânea:

  • Passo 1 - Na tela da lista de atendimentos, clique em adicionar;
  • Passo 2 - Após selecionar o cidadão, verifique os tipo de demanda disponível, se Espontânea ou Agendada, para melhor encaminhá-lo conforme suas necessidades. Quando o cidadão não tem agendamento marcado para aquele dia a opção ?Agendada? fica desabilitada. Caso o cidadão não esteja cadastrado nesta UBS, é possível realizar o cadastro dele clicando em (cadastrar novo cidadão);
  • Passo 3 - Selecione o profissional que irá atendê-lo. Esta seleção não é obrigatória e não impede que outro profissional realize o atendimento deste cidadão, apenas visa à organização interna e filtros de pesquisa;
  • Passo 4 - Selecione os tipos de serviço que serão oferecidos no atendimento. Assim como o campo ?Profissional?, esta seleção não é obrigatória e não restringe os serviços que serão realizados no atendimento;
  • Passo 5 - Para concluir, clique em ?Salvar?. Após isso, o cidadão será exibido na lista de atendimento.
Adicionar cidadão em demanda agendada

É possível incluir um cidadão com demanda agendada a partir da lista de atendimento, prevenindo possíveis inconsistências com o módulo Agenda. Para adicionar um cidadão à lista de atendimento por demanda agendada, siga os passos:

  • Passo 1 - Na tela da lista de atendimentos, clique em . Caso o cidadão tenha agendamentos para este dia, o botão ?Agendada? estará disponível indicando as reservas de agenda para aquele dia. Este melhoramento no ?adicionar cidadão? previne a inconsistência de haver um cidadão com demanda agendada e o mesmo ser tratado como demanda espontânea, ocasionando inadequação no fluxo do cidadão na UBS.
  • Passo 2 - Clicando na opção ?Agendada? é possível ver os agendamentos previstos para aquele cidadão naquele dia, possibilitando incluí-lo na Lista de Atendimento por este motivo.
  • Passo 3. Para concluir, clique em ?Salvar?. Após isso, o cidadão será exibido na lista de atendimento.
ATENÇÃO: Caso o cidadão tenha procurado a Unidade Básica de Saúde para a realização de vacinação a recepção poderá, no momento de inclusão do cidadão na lista de atendimento, marcar a opção ?Vacina?.

Realizar Vacinação

O módulo de vacinação é mais uma novidade na versão 3.0, possibilitando a organização do processo de trabalho, o registro das vacinas, imunoglobulinas e soros que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, contribuindo, dessa forma, para o controle, erradicação e eliminação de doenças imunopreveníveis. O PNI define o calendário de vacinação com orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Sendo assim, a equipe da Atenção Básica realiza a verificação da caderneta para avaliar a situação vacinal e encaminha a população à unidade de saúde para iniciar ou completar o esquema vacinal, conforme o calendário de vacinação. A partir de então, começa o fluxo de atendimento no PEC.

Registrar Vacina Aplicada

O registro da vacina no fluxo de atendimento do PEC é ativado pela opção ?Vacina? marcada na inclusão do cidadão na lista de atendimento ou nos blocos de desfecho da escuta inicial e atendimentos realizados na UBS como demonstrado nos tópicos anteriores. Caso esta opção seja selecionada o botão ?Realizar Vacinação?

Após clicar em realizar vacinação estará disponivel o registro da vacinação no PEC.

Condições

Este bloco apresenta ao profissional as condições específicas relacionadas ao cidadão que será vacinado. As condições são ?Gestante?, ?Puérpera? e ?Viajante".

Vacinação

Este bloco apresenta os recursos disponíveis para o registro da vacinação. O quadro de vacinação é apresentado na opção - calendário vacinal.

Neste quadro é possível visualizar o status da situação vacinal de cada imunobiológico. Se a vacina estiver em dia, o quadro da ?DOSE? do imunobiológico aparecerá na cor verde. Caso a vacina esteja atrasada aparecerá na cor vermelha. Se a dose a ser aplicada fazer parte do calendário vacinal do cidadão e estiver no tempo para ser realizada, o quadro aparecerá na cor branca como disponível. Os quadros das ?DOSES? das vacinas na cor cinza significam que são doses a serem aplicadas futuramente.

Quando aparecer um asterisco no quadro ?DOSE? do imunobiológico significa que esta vacina foi registrada no atendimento.

Siga os passos a seguir para regitrar uma vacina aplicada:

  • É possível visualizar o calendário vacinal de acordo com o ciclo de vida (criança, adolescente, adulto e idoso) ou pelo calendário nacional completo;
  • Clique sobre a ?Dose? do imunobiológico que será administrado. Após será aberta uma nova tela ?ADICIONAR VACINAÇÃO?;
  • Se o registro for de uma dose da vacina administrada no momento, o botão permanece, por padrão, como ?Não? . Caso seja para um registro de dose administrada em outro dia ou em outro local de atendimento, com a finalidade de atualizar a caderneta do cidadão no PEC, então deve-se mover o botão para ?SIM? . Esta última funcionalidade será detalhada mais adiante.
  • Os campos para o registro do ?Imunobiológico? e ?dose? aparecerão conforme a seleção realizada pelo profissional de saúde na tela do quadro de vacinação, não sendo possível a sua alteração.
  • Selecionar a estratégia de vacinação no campo ?Estratégia?, que é de preenchimento obrigatório.
  • Selecionar no campo ?Lote/Fabricante?, o número de fabricação do lote que se encontra, geralmente, no frasco do imunobiológico, assim como o nome do fabricante da vacina. Se o lote/fabricante não estiver previamente cadastrado no sistema é possível realizar a inserção do lote e fabricante no sistema a partir da opção ?+ Adicionar novo?. Após será aberto as opções para o cadastro de lote.

    a) No campo ?Cadastrar lote? digite o número do Lote, o nome do Fabricante e a Data de validade contida no frasco/embalagem do imunobiológico. Observe que todos esses campos são de preenchimento obrigatório.

    Caso o Lote, Fabricante e a Data de validade que foi adicionado no campo ?Cadastrar lote? já esteja cadastrado no sistema irá aparecer a mensagem ?Este lote de imunobiológico já está cadastrado?, conforme a figura 6.11. Nesta situação, clique em ?OK? e após na opção "Informar Existente" que removerá os campos para cadastro de lote e voltará exibir o combo ?Lote/Fabricante?.

  • Dando continuidade, selecione a opção desejada nos combos ?Via de administração? e ?Local de aplicação?. Caso seja necessário descreva as observações no campo com este destino.
  • Ao final destas etapas clique em ?SALVAR? e aparecerá a mensagem ?Registro salvo com sucesso?. Caso esteja faltando o preenchimento de algum campo obrigatório, o registro não será salvo e o sistema emitirá um alerta informando qual(is) campo(s) não foram preenchidos.
    ATENÇÃO: os profissionais de saúde que realizam a administração de imunobiológicos deverão seguir as normas e procedimentos para a vacinação de acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
  • Ainda é possível verificar as informações sobre o registro ao clicar no quadro da dose da vacina administrada.
  • DICA: Para aumentar a segurança na aplicação dos imunobiológicos o sistema emite alertas quando da tentativa de registro de uma dose que não seja recomendada para o cidadão

Registrar outros imunobiológicos

Caso o imunobiológico a ser administrado não faça parte do calendário nacional de vacina, ou ainda não conste no quadro de vacinação, há a possibilidade de registrar a dose por meio da aba ?Outros imunobiológicos?.

Ao clicar em ?Adicionar dose? aparecerá a tela para a adição da vacinação. Em seguida siga os mesmos passos conforme já descrito em "Registro de Vacina Aplicada" para a adição de doses de imunobiológico no sistema com PEC.

Ao clicar em ?Salvar? aparecerá a dose aplicada e a aprazada, esta última se for o caso, na tela da aba ?Outros imunobiológicos?

Para finalizar o registro da(s) dose(s) da(s) vacina(s) aplicada(s) passaremos para o bloco ?Desfecho? do módulo de vacinação do sistema com PEC.

DESFECHO

Após registrar os dados da vacinação o profissional deve selecionar um desfecho, e em seguida, clicar em ?Finalizar o Atendimento?.

Registrando o atendimento do pré-natal

Para dar início ao acompanhamento do pré-natal, é necessário que o profissional registre a condição de gravidez da cidadã por meio da opção ?Problemas/Condições e Alergias? inserindo algum dos códigos que identificam essa condição. São eles:

  • CIAP2:
    • W71 - INFECÇÕES QUE COMPLICAM A GRAVIDEZ;
    • W78 - GRAVIDEZ;
    • W79 - GRAVIDEZ NÃO DESEJADA;
    • W80 - GRAVIDEZ ECTÓPICA;
    • W81 - TOXEMIA GRAVÍDICA - DHEG;
    • W84 - GRAVIDEZ DE ALTO RISCO;
    • W85 - DIABETES GESTACIONAL;
  • CID10:
    • Z34 - SUPERVISÃO DE GRAVIDEZ NORMAL (e subgrupo);
    • Z35 - SUPERVISÃO DE GRAVIDEZ DE ALTO RISCO (e subgrupo).

Dependendo do problema e ou condição detectada, a gestação pode ser classificada em dois tipos: ?alto risco? e ?risco habitual?, também conhecida como baixo risco. Esta situação pode ser modificada ao longo do acompanhamento da gestação por meio de entradas tanto pela avaliação quanto pela Lista de Problemas/Condições e Alergias. Sempre que o registro mais atual for diferente dos códigos W78 e Z34 e houver qualquer outro da lista anterior, a gestação será considerada de ?alto risco? e será mostrada no Cartão de Acompanhamento.

Caso o primeiro registro da gravidez seja realizado por profissional médico ou enfermeiro, na seção ?Avaliação? do SOAP, será mostrado o bloco ?Pré-Natal ? Primeira Consulta?.

Nele, é possível realizar os registros de:

  • tipo de gravidez: especificar a quantidade de grestação na gravidez atual, sendo as opções "Única", "Dupla/gemelar", "Tripla ou mais" e "ignorada";
  • gravidez planejada: especificar se foi ou não planejada, clicando em sim ou não;
  • edema: registrar o resultado da avaliação de presença de edema utilizando a escala de graduação "-" (sem edema), "+", "++" ou "+++";
  • altura uterina: registrar a altura em centímentros (cm);
  • batimento cardíaco fetal:Registrar em batimentos por minuto (bpm);
  • movimento fetal: registrar a percepção materna ou do profissional de saúde em relação a presença de movimento do feto. para isto, clique em sim ou não.

ATENÇÃO: o sistema sempre irá tornar obrigatório o preenchimento da DUM na seção ?Objetivo? quando se tratar de uma ?primeira consulta de prénatal?. Esta data pode ser ajustada nas próximas consultas de pré-natal por meio do mesmo campo ou dos resultados de exames específicos, como mencionado anteriormente.

NOTA: caso os antecedentes obstétricos estejam desatualizados, o sistema mostrará a mensagem ?Atualize os antecedentes obstétricos?.

Registrando o atendimento em puericultura

Após a primeira ativação da puericultura, será ofertado ao profissional a possibilidade de registrar informações clínicas em relação ao pré-natal, parto e nascimento, além do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

No bloco pré-natal, parto e puerpério, o profissional de saúde pode registrar os dados que apoiam o cuidado da criança provenientes tanto do cartão de pré-natal quanto da caderneta da criança, tais como o tipo de gravidez, tipo de parto, idade gestacional ao nascer, avaliação do apgar e os dados antropométricos ao nascer relativo ao peso, altura e perímetro cefálico.

NOTA: o bloco ?Pré-natal, parto e nascimento? é exibido apenas quando não há registro anterior em relação a estes dados no sistema.

Registrando o crescimento da criança

Para registrar o crescimento da criança com a finalidade de avaliar o estado nutricional e o desenvolvimento do perímetro cefálico, o profissional de saúde deverá preencher os campos do bloco ?Antropometria? e digitar os valores referentes ao Peso em Quilogramas (Kg), Altura e Perímetro Cefálico em centímetros (cm). Após a inserção dos valores do Peso e Altura o Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado automaticamente.

DICA: Para o acompanhamento adequado da criança é importante que o profissional de saúde registre em todas as consultas de puericultura os dados antropométricos. Estes dados comporão as tabelas e gráficos no módulo de ?Acompanhamento? da Puericultura. Neste módulo é possível analisar a curva de crescimento da criança.

Registrando desenvolvimento da criança

Para avaliar as alterações fenotípicas ou fatores de risco clique no botão ?Avaliar? e em seguida será aberta uma tela "Alterações fenotípicas" ou "Fatores de risco". Neste momento clique sobre ?Ausente? ou ?Presente? em cada condição a ser observada.

Se for selecionado alguma condição com o status ?Presente? ao clicar em ?Salvar?, será aberto uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação se realmente a alteração fenotípica está presente na criança, pois ao finalizar o atendimento essa informação não poderá ser modificada.

ATENÇÃO: Atente para a caixa de diálogo solicitando a confirmação da alteração fenotípica na criança. Após a finalização do atendimento não será possível alterar o status. Se o profissional de saúde finalizar o atendimento com o status ?presente? de forma errônea, o sistema emitirá alerta relacionado ao desenvolvimento que não condiz com a realidade da criança. Por isso, fique atento às boas práticas do registro em prontuários.

Para avaliar os Marcos do desenvolvimento, o profissional deve observar a idade em que a criança se encontra, entretanto, é possível registrar no sistema os marcos alcançados anteriormente e que já foram avaliados na caderneta da criança.

Neste bloco também é possível registrar os reflexos primitivos presentes no recém-nascido. Para começar a avaliação desses reflexos clique no ?bloco? 15 primeiros dias.

Após clicar neste bloco será apresentada uma tela com os reflexos esperados na faixa etária dos 15 (quinze) primeiros dias de vida da criança. Em cada reflexo o profissional deverá selecionar o status como ?Ausente? ou ?Presente?. Ao concluir a avaliação clique em ?Salvar?.

Ao clicar no bloco de uma das faixas etárias a ser avaliada abrirá a tela com os marcos esperados para aquela faixa.

Ao selecionar o marco com os status de ?Presente? o profissional de saúde que está fazendo a puericultura deverá registrar a idade em que o mesmo foi alcançado.

DICA: No bloco de avaliação dos marcos de desenvolvimento ao clicar no símbolo da seta para baixo aparece as informações relacionadas aos significados ou comportamentos esperados na avaliação do marco, com a finalidade de orientar o profissional que irá realizar a averiguação e o registro do mesmo

Ao finalizar a avaliação do marco do desenvolvimento, o bloco apresentará o status de cada marco, de acordo com o encontrado no momento da avaliação. Os status apresentados são os seguintes:

  • "Presente": quando o marco é alcançado e registrado no sistema dentro da faixa etária esperada;
  • "Presente com atraso": quando o marco é alcançado e registrado no sistema fora da faixa etária esperada;
  • "Ausente": quando o marco não foi alcançado na faixa etária esperada e foi registrado no sistema como ausente;
  • "Não Avaliado": quando o profissional não registra no sistema se o marco está presente ou ausente, ou simplesmente, ainda não foi avaliado por não estar no período de avaliação .

LEMBRETE: Além de registrar as informações sobre o crescimento e desenvolvimento da criança no sistema e-SUS AB com PEC é importante também que se registre os dados coletados na consulta na caderneta da criança, pois este é um instrumento de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança

Registrando o atendimento a pessoa idosa

Na parte da Avaliação utiliza-se o CIAP-2 ou CID-10 para a classificação do problema ou condição detectada. Para o acompanhamento dos problemas/condições e alergias/reações adversas presente na pessoa idosa, deve-se registrar no módulo ?Problemas/Condições e Alergias? e informar como ?Ativo?, conforme descrito no capítulo 6.4.3. Para registrar apenas os problemas e condições de saúde, outra alternativa é clicar no box ?inserir na lista de problema/condição como ativo?,

Na bloco Plano registra-se o plano de cuidados ou condutas a serem tomadas em relação ao problema ou necessidade avaliada para a pessoa idosa. No plano terapêutico com a finalidade de avaliar no acompanhamento se a pessoa idosa faz uso concomitante de 5 ou mais medicamentos, o profissional de saúde deverá prescrever os medicamentos utilizando a ferramenta ?Prescrição de Medicamentos?. Entretanto, para este acompanhamento, somente é considerado os medicamentos classificados como de uso contínuo e que não estão como tratamentos concluídos.

Registro Tardio de Atendimento

O registro tardio de atendimento possibilita ao profissional de saúde a transcrição dos atendimentos que não foram registrados no momento em que de fato ocorreu a consulta, como por exemplo, os atendimentos individuais realizados fora da UBS ou naqueles em que o sistema e-SUS AB com PEC estava indisponível por qualquer motivo.

Após o clique sobre o módulo, será aberta a tela para adicionar os cidadão que foram atendidos e que o registro não pode ser feito no sistema e-SUS AB com PEC no momento de consulta.

Ao clicar no botão "adicionar" abrirá uma nova tela na qual é possível buscar ou adicionar um cidadão para realizar o registro tardio do atendimento, inserir data e hora em que ocorreu a consulta, o profissional que prestou a assistência, assim como, inserir o local de atendimento selecionando entre as opções UBS, Unidade Móvel, Rua, Domicílio, Escola/Creche, Polo da Academia da Saúde, Instituição/Abrigo, Unidade Socioeducativa, Unidade prisional/congêneres ou Outros. Ao selecionar o local de atendimento como a UBS será necessário selecionar uma justificativa, dentre as possíveis, referente ao motivo do registro tardio no sistema e-SUS AB com PEC.

Ao finalizar o registro clique no botão "Salvar", em seguida, o cidadão aparecerá na lista do registro tardio de atendimento, na qual o profissional poderá incluir mais pessoas a esta lista, clicando no botão "Adicionar", iniciar o processo do registro clicando no ícone , editar as informações do cidadão inserido na lista clicando no ícone ou excluí-lo clicando em . Ao clicar no ícone para registrar o atendimento tardio o prontuário abrirá para realizar a transcrição com todas as funcionalidades do atendimento do PEC.

DICA: Atendimentos realizados fora da UBS podem ser agendados ao selecionar na agenda a opção "Fora da UBS". Os registros agendados são automaticamente inseridos na lista de registro tardio. Para saber mais como agendar um cidadão para o atendimento fora da UBS,

Relatórios

O módulo ?Relatórios? permite que trabalhadores e gestores possam visualizar, de forma sintetizada e sistematizada, as ações de saúde realizadas no território. São vários tipos de relatórios, divididos em consolidados, produção e operacionais, e são utilizados por diferentes tipos de atores.

Caso haja dúvida em relação ao relatório, é possível acionar um balão de ajuda representado pelo símbolo no canto superior direito de cada tela dos relatórios.

Administração dos relatórios

A área de administração está disponível APENAS para os perfis de administração da instalação. Para evitar o processamento desnecessário dos relatórios apenas o administrador da instalação, devidamente instruído, poderá utilizá-la.

Processamento dos Relatórios

O processamento dos relatórios é um processo diário e incremental iniciado a meia-noite (0h) do próximo dia, a partir dos itens registrados ou enviados por meio do sistema. Este processo é ativado sempre que o usuário clica em Gerar/Transmitir os dados para envio ao SISAB,

Nesta funcionalidade, é possível Marcar para reprocessamento ou forçar o processamento dos dados dos relatórios do sistema. A primeira funcionalidade permite que os dados dos relatórios, mesmo os dados que já foram processados, sejam reprocessados junto ao fluxo automático do sistema. A segunda funcionalidade força o processamento a ser executado de imediato.

ATENÇÃO: a funcionalidade de ?Forçar o processamento? pode ser um tanto dispendioso para a performance do PEC, a depender do tamanho da base de dados, podendo gerar lentidão para os outros usuários. Portanto, sempre que possível utilize a opção ?Marcar para reprocessamento?.

Configuração da Impressão

Para evitar que consultas muito grandes criem uma carga exagerada no servidor da aplicação, por meio desta funcionalidade é possível configurar o fator que determinará quantos grupos de informações podem ser selecionados ao mesmo tempo, e ainda o período máximo, em meses, que poderá ser definido como intervalo para filtrar em cada relatório.

DICA: o fator de carga no sistema, em relação à geração de um relatório, está relacionado com a capacidade de processamento do computador que está sendo utilizado, bem como com a quantidade de registros dentro do sistema/instalação. Caso a geração de relatórios prejudique o desempenho do sistema, opte por uma configuração com fatores menores.

Após finalizar a configuração clique em Salvar para ativar a nova configuração.

Relatórios Consolidados

Os relatórios consolidados trazem o estado atual do registro para um determinado conjunto de informações. Estes seguem o modelo padrão de estruturação dos relatórios, porém o usuário ao invés de selecionar um período, selecionará a data limite para consolidação dos dados.

Relatório consolidado de Cadastro domiciliar e territorial

Para gerar o relatório de cadastro domiciliar e territorial primeiro o usuário do sistema deve escolher a data limite para a consolidação dos dados no campo ?Data?. Os relatórios poderão ser gerados a partir dos ?grupos de informações disponíveis para impressão? ou pela opção ?filtros personalizados?. as variáveis do grupo de informação são:

  • Tipo de imóvel
  • Condições de moradia
    • Situação de moradia / Posse da terra
    • Localização
    • Tipo de domicílio
    • Condição de posse e uso da terra
    • Tipo de acesso ao domicílio
    • Material predominante na construção das paredes externas
    • Disponibilidade de energia elétrica
    • Abastecimento de água
    • Água para consumo no domicílio
    • Forma de escoamento do banheiro ou sanitário
    • Destino do lixo
  • Animais no domicílio
  • Famílias - Renda familiar

No filtro personalizado são apresentados as variáveis consolidadas que informam os dados sobre o abastecimento de água, água para consumo no domicílio, animais no domicílio, condição de posse e uso da terra, destino do lixo, disponibilidade de energia elétrica, forma de escoamento do banheiro ou sanitário, localização, material predominante na construção das paredes externas, microárea, qual animal no domicílio, recusa de cadastro, renda familiar (salário mínimo), situação de moradia, tipo de acesso ao domicílio, tipo de domicílio e tipo de imóvel.

Após selecionar as variáveis desejadas para gerar o relatório basta clicar no botão ?Exportar CSV? ou ?Imprimir?.

NOTA: Para mais informações sobre as variáveis e as opções de filtro, consulte o Manual de Preenchimento das Fichas do CDS sobre a Ficha de Cadastro Domiciliar e Territorial.
Relatório consolidado de Cadastro Individual

Para gerar o relatório de cadastro individual primeiro o usuário do sistema deve escolher a data limite para a consolidação dos dados no campo ?Data? . Os relatórios poderão ser gerados a partir dos ?grupos de informações disponíveis para impressão? ou pela opção ?filtros personalizados?. As variáveis do grupo de informação são :

  • Dados gerais
  • Identificção do usuário / cidadão
    • Faixa etária
    • Sexo
    • Raça / Cor
    • Etnia
    • Nacionalidade
  • Informações sociodemográficas
    • Relação de parentesco com o responsável familiar
    • Ocupação
    • Qual é o curso mais elevado que frequenta ou frequentou
    • Situação no mercado de trabalho
    • Crianças de 0 a 9 anos, com quem fica
    • Orientação sexual
    • Identidade de gênero
    • Deficiência
    • Outras informações sociodemográficas
  • Tipo de saída do cidadão do cadastro
  • Condições / Situações de saúde gerais
    • Sobre seu peso, você se considera
    • Doença respiratória
    • Doença cardíaca
    • Problemas nos rins
  • Cidadão em situação de rua
    • Tempo em situação de rua
    • Quantas vezes se alimenta ao dia
    • Qual a origem da alimentação
    • Tem acesso à higiene pessoal

ATUALIZAÇÃO: A partir da versão 3.2 a variável ?Dados Gerais? apresentará a quantidade de ?cidadãos ativos? e ?saída de cidadão do cadastro?. O primeiro refere-se ao cidadãos que permanecem vinculados ao território e o segundo aos cidadãos que foram cadastrados, mas que não estão mais vinculados ao território.

No filtro personalizado são apresentados outras variáveis consolidadas que informam os dados sobre o cidadão que estão presentes na ficha de cadastro individual. Após selecionar as variáveis desejadas para gerar o relatório basta clicar no botão ?Exportar CSV? ou ?Imprimir?.

Relatório da Situação do Território

Neste relatório é possível avaliar a situação do território para uma competência específica ou avaliar a evolução dos dados do território para um período escolhido. Para isso, escolha entre os tipos de relatório "Mesal" ou de "Série Histórica".

Relatórios de Produção

Os relatórios de produção trazem os dados (eventos) agregados em um determinado período, orientado pelo bloco de informação dentro do sistema. Os blocos de informações são organizados de forma similar ao formato de envio dos registros ao SISAB. Atualmente os blocos disponíveis são:

  • Atendimento domiciliar
  • Atendimento individual
  • Atendimento odontológico individual
  • Atividade coletiva
  • Avaliação de elegibilidade e admissão
  • Marcadores de consumo alimentar
  • Procedimentos
  • Procedimentos consolidados
  • Resumo de produção
  • Síndrome neurológica por Zika / Microcefalia
  • Visita domiciliar e territorial
  • Vacinação

Os relatórios de produção apresentam novidades para os filtros disponíveis, sendo possível extrair relatórios analíticos e da série histórica .

Relatórios Operacionais

Para a geração dos relatórios, os profissionais podem utilizar alguns filtros que ajudam a organizar a forma como as informações serão mostradas. Da mesma forma que os relatórios consolidados, os relatórios operacionais possuem filtros que dependem do tipo de perfil utilizado.

Há uma diferença entre os filtros utilizados no relatório de cadastro e nos relatórios por linha de cuidado. Por padrão, os Coordenadores de UBS tem acesso a estes relatórios por equipe caso haja mais de uma equipe vinculada à UBS. Os profissionais acessam apenas os dados em relatório operacional apenas daqueles cidadãos adscritos a sua equipe.

Relatório operacional de cadastro territorial

Para estes relatórios, é possível optar tanto pelo relatório ?Cadastro territorial?, onde são apresentados a composição dos núcleos familiares organizados por microárea e logradouro, quanto pelo relatório ?Inconsistências? do cadastro territorial.

Para listar apenas o cadastro é necessário selecionar um INE (caso seja um Coordenador de UBS) e uma microárea2 . Caso estes campos fiquem em branco, será gerado um relatório com todos os cadastros relacionados a esta UBS. Caso seja selecionada a opção de inconsistências, serão habilitadas as situações de inconsistência, sendo obrigatória a seleção de pelo menos um item.

Ao selecionar o relatório de Cadastro Territorial, uma lista com informações sobre o território como microárea, endereço, dados de identificação e contato dos cidadãos serão exibidos.

Ao selecionar a opção ?inconsistências do cadastro territorial?, oito inconsistências possíveis ficarão disponíveis, sendo relacionadas ao domicílio, a família e aos cidadãos individualmente.

Critérios de Inclusão e Exclusão do relatório de Cadastro Territorial
  • Inclusão:
    • As fichas de cadastro domiciliar e cadastro individual devem pertencer ao mesmo CNES da lotação do profissional;
    • As famílias devem estar cadastradas de acordo com as regras de composição do núcleo familiar, identificadas a partir do CNS do Responsável Familiar.
    • As informações das fichas de cadastro com a data mais atual são exibidas da seguinte forma:
      • Caso sejam dados gerais, considerar a informação mais atual, independente da equipe que a registrou;
      • Caso sejam dados não globais, considerar a informação mais atual, da equipe que a registrou.
    • Considerar somente as fichas de cadastro domiciliar que possuem "Tipo de imóvel" igual a "01 - Domicílio";
  • Exclusão:
    • Não deve ter sido informado na ficha de cadastro individual os campos "mudança de território" ou "óbito";
    • Famílias não devem estar cadastradas de acordo com Regras de inativação do núcleo familiar;
    • Cidadãos não devem estar cadastrados com inconsistências
Critérios de Inclusão do relatório de Inconsistência

Ao observar o relatório de Inconsistências deve-se estar atento aos critérios de inclusão no relatório, tanto em relação ao cadastro individual do cidadão, quanto para o núcleo familiar ao qual ele pertence, tal como segue:

  • Relacionado ao Núcleo Familiar:
    • Inconsistência identificada: Família excluída durante a atualização do cadastro (1). Esta inconsistência é observada quando a atualização do cadastro domiciliar não possuir mais o registro da família cadastrada na última visita.
      • Como resolver Para remover a inconsistência deve-se registrar o CNS do Responsável Familiar em um Cadastro Domiciliar, vinculando a família a um domicílio
    • Inconsistência identificada: Responsável sem cadastro individual (2). Esta inconsistência é observada quando não existe uma ficha de cadastro individual para o responsável familiar, com CNS, indicado na ficha de cadastro domiciliar.
      • Como resolver Para remover a inconsistência deve-se cadastrar o Responsável Familiar informando o CNS na ficha de cadastro individual.
    • Inconsistência identificada: Responsável não declarado no cadastro individual (3). Esta inconsistência é identificada quando no cadastro individual do responsável familiar, o campo "Responsável familiar" é marcado como "Não" ou está em branco.
      • Como resolver Para remover a inconsistência, a ficha de cadastro individual do responsável deve ser atualizada, registrando "Sim" no campo de "Responsável familiar".
    • Inconsistência identificada: Responsável em outro domicílio mais atual (4). Esta inconsistência é observada quando o responsável familiar está sendo cadastrado em outro domicílio.
      • Como resolver Para remover a inconsistência será necessário atualizar o domicílio anterior, marcando a opção "Mudou-se" no grupo "Famílias", onde o CNS do Responsável Familiar está referido.
  • Relatório ao Cidadão:
    • Inconsistência identificada: Responsável com mudança de território (5). Esta inconsistência é observada quando o cadastro individual do cidadão possui o campo "CNS do responsável familiar" com CNS de um responsável com mudança de território.
      • Como resolver Para que a inconsistência não ocorra, é necessário informar o "CNS do responsável familiar" cujo cadastro individual não possua a informação da mudança de território
    • Inconsistência identificada: Responsável com óbito no cadastro individual (6). Esta inconsistência é observada quando o cadastro individual do cidadão possui o campo "CNS do responsável familiar" com CNS de um responsável com óbito.
      • Como resolver Para que a inconsistência não ocorra, é necessário informar o "CNS do responsável familiar" cujo cadastro individual não possua a informação do óbito.
    • Inconsistência identificada: Responsável não informado (7). Esta inconsistência é identificada quando o cadastro individual do cidadão não possui seu responsável familiar informado, ou seja, o campo "CNS do responsável familiar" está vazio e o campo "Cidadão é o responsável familiar" foi respondido como "Não" ou encontra-se em branco.
      • Como resolver Para que a inconsistência não ocorra, é necessário manter o campo "Cidadão é o responsável familiar" como "Não" e informar um CNS do responsável familiar que possua cadastro individual no mesmo território
    • Inconsistência identificada: Sem vínculo com domicílio (8): Esta inconsistência é observada quando o cidadão não está vinculado a um domicílio cadastrado. Nesse caso existem as seguintes inconsistências adicionais.
      • Cidadão com responsável sem cadastro individual: O cadastro do cidadão está com o campo "Cidadão é o responsável familiar" marcado como "Não" e o CNS indicado no campo "CNS do responsável familiar" não possui cadastro individual.
        • Como resolver Para que a inconsistência não ocorra, é necessário manter o campo "Cidadão é o responsável familiar" como "Não" e informar um CNS do responsável familiar que possua cadastro individual no mesmo território.
      • Responsável sem domicílio: O cadastro do cidadão está com o campo "Cidadão é o responsável familiar" marcado como "Sim", declarando-o como responsável. Porém, não há domicílio cadastrado com seu respectivo CNS.
        • Como resolver Para que a inconsistência não ocorra, é necessário cadastrar um domicílio informando o mesmo CNS do cidadão (campo "CNS do cidadão" no cadastro individual) no grupo "Famílias" do respectivo domicílio.
      • Cadastro individual com responsável declarado sem domicílio: O cadastro do cidadão está com o campo "Cidadão é o responsável familiar" marcado como "Não" e não há domicílio cadastrado com o CNS do responsável familiar.
        • Como resolver Para que a inconsistência não ocorra, é necessário cadastrar um domicílio informando o mesmo CNS do responsável (campo "CNS do responsável familiar" no cadastro individual) no grupo "Famílias" do respectivo domicílio.
      • Cadastro individual sem CNS e declarado como responsável: O cadastro do cidadão está com o campo "Cidadão é o responsável familiar" marcado como "Sim", declarando-o como responsável. Porém, o campo "CNS do cidadão" está vazio.
        • Como resolver Para que a inconsistência não ocorra, é necessário informar um CNS válido no campo "CNS do cidadão".
Relatório operacional de gestantes e puérperas

Para o relatório de gestantes/puérperas, são utilizados filtros diferentes do relatório de cadastro. Para o coordenador da UBS, serão disponibilizadas as opções de filtragem por ?INE/Equipe? e ?Microárea?. Caso deseje listar todas as microáreas do seu território basta deixar este campo em branco.

NOTA: os profissionais de saúde, sem perfil de coordenação, irão observar que o filtro INE estará desabilitado, mas poderão utilizar o filtro ?Microárea? para selecionar uma microárea específica.

Prioritariamente, as gestantes cadastradas no território da equipe comporão este relatório, devendo estar vinculadas a um responsável familiar, e este, vinculado a um domicílio do território. Contudo, é possível verificar se há alguma gestante sendo acompanhada, mas que está fora da área de cobertura da equipe. O relatório oferece à equipe dados relacionados à DUM, DPP, IG, informações relacionadas à última consulta pré-natal (data da última consulta e situação vacinal), status do VDRL, além da data de outras consultas e visita domiciliar realizada pelo ACS.

Relatório operacional de crianças menores de 5 anos

Para o relatório de crianças menores de 5 anos são utilizados filtros diferentes dos outros relatórios. Para o coordenador da UBS, serão disponibilizadas as opções de filtragem por ?INE?, ?Microárea? e por CID10. Para selecionar todas as microáreas este campo deve ficar em branco. O filtro baseado no CID10 pode auxiliar o acompanhamento de crianças em situações específicas, como as identificadas com a Síndrome Neurológica por Zika/Microcefalia, ou outras situações que podem ser identificadas por meio da CID10

NOTA: os profissionais de saúde, sem perfil de coordenação, irão observar que o filtro INE estará desabilitado, mas poderão utilizar o filtro ?Microárea? para selecionar uma microárea específica, bem como um CID10.

Prioritariamente, as crianças menores de 5 anos cadastradas no território da equipe comporão este relatório, devendo estar vinculadas a um responsável familiar, e este, vinculado a um domicílio no território. Entretanto, é possível verificar se há alguma criança sendo acompanhada, mas que está fora da área de cobertura da equipe. O relatório oferece à equipe dados relacionados a realização da consulta na primeira semana de vida, se foram avaliados os testes da triagem neonatal (pezinho, orelhinha e olhinho), última consulta odontológica, última visita do ACS e os registros da última consulta de puericultura (tipo de aleitamento, status de imunização, últimas medições de perímetro cefálico, peso, altura e estado nutricional).

Relatório operacional de risco cardiovascular

Neste relatório são utilizados os seguintes filtros: o coordenador da UBS terá a sua disposição as opções de filtragem por ?INE/Equipe? e ?Microárea? . Caso deseje listar todas as microáreas do seu território basta deixar este campo em branco.

NOTA: os profissionais de saúde, sem perfil de coordenação, irão observar que o filtro INE estará desabilitado, mas poderão utilizar o filtro ?Microárea? para selecionar uma microárea específica.

Gestão de cadastro

Esse processo de unificação pode ser executado em algumas etapas pelo gerente de serviços de saúde ao clicar no módulo ?Gestão de Cadastro? e em seguida no módulo ?Unificação de Cadastros?.

NOTA: Por se tratar de uma ação de alta sensibilidade e de muita responsabilidade apenas profissionais com perfil de ?Coordenação de UBS? poderão ter acesso a esta funcionalidade..

Busca pelo cidadão

A busca Simples poderá ser realizada utilizando o número de algum dos seguintes documentos válidos:

  • números do CNS do cidadão;
  • números do CPF; ou
  • números NIS/PIS/PASEP.

Caso o cidadão não esteja portando os documentos ou não lembre de algum dos números para uma consulta simples, é possível realizar uma busca Avançada. Neste caso, serão solicitadas informações demográficas do cidadão como mostra a imagem a seguir:

  • Nome completo
  • Nome da mãe
  • Município de nascimento e
  • Data da nascimento

Para realizar esse tipo de consulta o profissional precisa preencher no mínimo o nome completo do cidadão, porém quanto mais informações forem preenchidas maior será a acurácia do sistema na lista de resultados.

As buscas são realizadas apenas na base de dados local da instalação do PEC observando cadastros realizados tanto no módulo Cidadão quanto na Ficha Cadastro Individual do CDS. É importante sinalizar que nesta busca os cadastros ?inativos? também estarão disponíveis para unificação, facilitando a agregação de informações clínicas anteriores que possam ter ficado vinculadas aos cadastros inativados. Caso a busca apresente algum cadastro inativo o sistema mostrará este cadastro esmaecido na cor cinza. Apesar disto ele estará disponível para unificação

Ferramentas de apoio ao processo de busca e seleção

Caso a primeira consulta não apresente as opções de cadastros a serem unificados é possível expandir a busca utilizando a opção ?Expandir Busca? no canto superior direito da tela.

Quando selecionados os cadastros para a unificação, no canto superior esquerdo o sistema informará a quantidade de cadastros selecionados para unificação e mostrará quais são estes cadastros.

Caso o profissional deseje visualizar mais informações relacionadas ao cadastro apresentado na busca, basta clicar no card desejado e o sistema apresentará dados relevantes do cidadão. Estes dados poderão auxiliar o profissional a ter certeza de que se trata de cadastros do mesmo cidadão.

Processo de seleção de cadastros a serem unificados

Após a etapa de busca, é necessário selecionar os cadastros a serem unificados através do checkbox ?Unificar cadastro?.

Após selecionados os cadastros clique no botão ?Continuar? e em seguida o usuário do sistema deverá selecionar o cadastro que ele deseja utilizar como o principal. O cadastro principal definirá os dados cadastrais, como por exemplo nome, data de nascimento e nome da mãe. A escolha do CNS é feita de forma automática e prioriza o CNS definitivo. Na tela da figura abaixo, ainda é possível excluir o cadastro que não será unificado nesse processo ao clicar no botão .

A escolha do cadastro como principal interfere apenas nos dados demográficos, como por exemplo, nome, data de nascimento, nome da mãe. Cada cadastro unificado nesse processo pode possuir um prontuário diferente, com registros clínicos diversos, entretanto, todos esses registros serão unificados em apenas um prontuário.

ATENÇÃO: bloco utilizado para destacar uma informação importante para o funcionamento do sistema, caso o usuário não tome atenção ao fato citado é possível que o fluxo não funcione.

NOTA: bloco utilizado para informar ao usuário sobre possíveis problemas na execução de um processo com um fluxo diferente do padrão (caminho feliz).

DICA: bloco que dá dicas sobre boas práticas no uso do sistema que podem garantir melhores resultados no uso do sistema.

ATUALIZAÇÃO: este marcador localiza no manual as alterações (novidades e melhorias) disponível no sistema a partir da versão em questão.